sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Movimentando

As dores que sentimos são a resposta da vida em movimento. São o pulsar do mundo escorrendo pelos nossos poros. São a prova viva da busca pelo que queremos. Se o corpo dói, a mente descansa. Se a mente pulsa, o corpo movimenta. Se a mente movimenta, o corpo agradece. Exercitar faz parte do bem viver e da saúde. Se não plena, muito próxima à isso. É assim que se mantém o equilíbrio entre a faina acelerada e a paz interior. Se equipara a correria imposta pelos avanços da sociedade e a capacidade infinda do ser humano. O exercício físico é a válvula necessária para extravasar. Extravasar tudo. Dores, angústias, mazelas, dissabores, incômodos, desconfortos, desencontros, problemas, percalços, tudo! O esforço corporal por opção deliberada e individual tem essa magia, de nos deixar em paz interior e nos traz o benefício de moldar o corpo. Os que se impõem essa rotina mentalmente controversa, porém altamente compensatória, colhem todos os benefícios no dia a dia. Exercício físico só tem positividades. Só traz coisas boas. Não há porque não ser adepto. Embora a mente seja contrária e busque o conforto e quietude, aqueles momentos de movimentação equilibrada são agradecidos por ela mesma, tão logo se finde o exercício. Curioso não? Se nega, mas logo após saúda. Saúda porque sabe do sem fim de benefícios que ocorrem. Músculos em dia. Elasticidade em dia. Metabolismo em dia. Toxinas liberadas. Calorias perdidas. Hormônios ativados. Sensação de bem estar inigualável. Mente sossegada. Corpo trabalhado. Caminhe, corra, tanto ao ar livre quanto numa esteira, puxe peso dentro de sua capacidade, vá ao crossfit, faça aeróbica, nade onde for possível em plausível, pratique ioga, vá ao pilates, faça funcional, pedale, vá ao parque numa academia ao ar livre. Tanto faz, mas não se entregue ao sedentarismo. Não deixe seu corpo, suas fibras e seus tecidos definharem pouco a pouco, a fim de ter uma velhice sofrida pelas dores, incômodos e limitações de um desregramento pensado. Se não consegue hoje, passe a mentalizar já, para logo colocar em prática a ideia. Não pense muito, pois é exatamente o que precisa para não fazer. Apenas faça! Comece e não pare! Em poucos dias sentirá o benefício e se perguntará silenciosamente “porque não comecei antes?” E assim vamos, exercitando a mente, exercitando o corpo, exercitando o convívio e a convivência! E sendo saudados e beneficiados pelos exercícios que nos impomos a executar continuamente! Como nos dizem os especialistas e entendidos do assunto: A chave é a constância! Não adianta querer fazer tudo em pouco tempo. O correto é fazer um pouco de cada vez, um pouco a cada dia, mantendo a rotina do exercício! É isso! Vamos que vamos!

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

O Meu Mate

 

Eu e meu fiel e sempre companheiro e parceiro de longas horas, de vastos pensamentos, de infinitas ideias e longas jornadas bebendo a solitude. Sempre juntos, libertos ao campo, rodeado de natureza e seus belos nuances, ou mesmo fechados em redomas de quatro paredes, sempre temos assunto, sempre temos motivos para mais. Por longos períodos, converteu momentos que seriam de melancolia em situações de paz. Modificou datas que trariam memórias indesejadas para lindas recordações. Alterou o curso de atitudes reprováveis, fazendo com que se tornassem lindas lembranças de momentos ternos. Amparou lágrimas, muitas. Se fez ombro amigo, acalentando o pranto de quem muito tinha a lamentar. Aconselhou energicamente, com a maestria do silêncio, como poucos fazem. Invariavelmente, diz muito, sem qualquer pronúncia. É um verdadeiro sábio, como bem canta a música. Não tem rosto, não tem semblante, nem tez. Mesmo assim, sua silhueta é viva, sua voz é audível e seu tom tem o timbre que o momento precisa e procura. É conselheiro, é confidente, é instrutor, é amigo, é irmão. Sobretudo, é companheiro e parceiro inconteste de muitas alegrias e vários dissabores. Não recua, não esmorece, não abandona e nem se furta. Está sempre ali, sempre à mão! Traz um ensinamento antigo e valioso. E faz exatamente o contrário do mundo moderno. Proporciona conversas longas e felizes quando em pares ou grupos, e instiga a pensar e rememorar quando a sós! Este é o meu chimarrão! Me acompanha desde tempos. Tem um significado valioso e inconteste. Faz parte de mim, do meu dia a dia, da minha essência, do que sou e do que faço, não só pra mim, mas para os outros! Sabe mais de mim que qualquer outro ser vivo no planeta. Têm meus maiores segredos. Têm minhas maiores dores e angústias. Carrega minhas melhores alegrias. Guarda minhas mais autênticas e puras felicidades vividas! É como um guardião da existência. Está sempre pronto. Está sempre à postos! Não pede nada, não cobra nada. Apenas é! E assim se faz importante, impactante, imperioso! Guarda no mais profundo da sua alma, minha ancestralidade, meus anseios, meus apegos, minhas origens, minhas paixões e meus amores! A ti, meu amigo sincero e leal, minha mais profunda gratidão e reconhecimento por tudo! Que o Pai Maior siga nos proporcionando saúde para que esses momentos permaneçam acontecendo no decorrer da caminhada! E que assim seja!

 

 

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Retidão e constância

Dentre muitos ou entre tantos que pouco se importam com nada e com ninguém, escolher ser diferente para não ser indiferente traz suas consequências, suas mazelas, seus fardos e também suas dores. Ainda assim, é uma escolha consciente, regada de renúncias, abnegação, resignação e muita, mas muita paciência e força mental para lidar com ingratidão, indiferença, egos e vaidades exacerbados, entre outros “presentes” que o dia a dia nos impõe para testar e provar, ininterruptamente. Faz parte, nos ensinam os mais sábios e já calejados dessa “lida”. E é justamente por isso que nos mantemos na caminhada, firmes, convictos, com o norte de evolução constante, por menor que venha a ser, mas ainda assim, avançando nas áreas comportamentais, espirituais, emocionais e relacionais. Não é e nunca será algo fácil, simples ou reles. Muito pelo contrário. É difícil, complicado, cheio de provações dolorosas. Depende de nós fazer essa caminhada mais leve, mais prazerosa, menos dolorida, menos penosa, menos pesarosa. A forma? Não sei. Entendo não existir fórmula mágica para aplicar. O que tento fazer é buscar a compreensão a cada momento, fortalecendo assim a crença e firmeza de propósito, construindo e fortalecendo o caráter no dia a dia. As provações são inúmeras e ocorrem dos mais diversos modos. Amigos, conhecidos, colegas, parceiros de negócios, companheiros de atividades, familiares, enfim, a cada pouco surge uma situação que nos coloca em cheque, tecendo uma teia fina e tênue entre o certo e o mais fácil. Para que avaliemos sempre as opções sob o prisma da decência e da retidão moral, ou não. A vida, sempre nos prova. Em especial através de nossa senil e pútrida sociedade, que é mestra em tentar nos pregar peças, buscando desqualificar nossas atitudes pregressas e atuais. Questão é não se abater, manter a firmeza e postura, sem dar abertura ou possibilidade para que estes se criem ou se encham de razão. Críticas, censuras, ataques destrutivos, entre outros, sempre ocorreram sempre ocorrem e sempre ocorrerão. Sempre virão de todos os lados. E quanto mais imunes a eles nos mostremos e estivermos, pior ficam. Começam a vir de quem temos apreço, carinho, admiração. Enquanto elogios, palavras de incentivo e engrandecimento ocorrem a conta gotas. Saber disso é primordial. É essencial para podermos manter a mente leve, o coração limpo, a espinha ereta, o semblante tranquilo e seguir firmes no intento. Se dará sempre certo é uma incógnita perene. A questão é ter a consciência tranquila de estarmos fazendo nosso melhor nesse sentido diariamente, para que, a cada período ou tempo avaliado possamos ser e estar percebendo a evolução e o quanto podemos ser melhores que ontem. É a chamada constância! Cabe a nós a reflexão sincera e honesta, para cada olhar no espelho nos deixe a certeza de que vale à pena!