sábado, 10 de maio de 2014

Sem vocês nada somos! E nada seremos!

Mãe. Eis uma palavra que o próprio termo define (redundante não?). Não em uma definição literal, engessada, preto no branco. Um termo que de tão usado tem seus “subentendimentos” e seus “subusos”. – Minha mãe! – Nossa Mãe! – Mãe de Deus! - Mãezinha... - Mããããnheeee! E até derivativos cômicos: - Mãincót! (na colônia se usa bastante).
É um termo de uso quase banal, de tanto que se vê, se lê e se escuta diariamente. O que não se vê e não se sente devido à correria do dia a dia são os mais profundos e verdadeiros sentidos que este termo define. O mais interessante vai além de saber ou usar (Quem não sabe ou não usa?) o termo, e sim sentir a força, o carinho, o amor e doçura de quem carrega essa alcunha divina abençoada pelo Criador! Sim, ser mãe, segundo depoimentos dos mais diversos lugares, raças e credos é a melhor e maior experiência da vida! Ter mãe é igualmente uma experiência soberba, incrível! E todos têm! Ela pode ser mãe biológica, mãe adotiva, mãe emprestada, mãe-madrasta, mãe-avó, mãe-tia, mãe-madrinha, mãe-tia-avó, mãe-sogra, mãe-qualquer-coisa, mas será sempre MÃE! Será sempre a pessoa que vai estar ao teu lado, mesmo estando a longas distâncias, te ofertará o mais puro amor sem esperar nada em troca, te estenderá a mão mesmo que não seja necessário, aplaudirá qualquer vitória, mesmo que mínima, te dará todo o incentivo, mesmo que seja para parar! Elas são esses seres fantásticos, onde depositamos nossas admirações, carinhos e afetos! Onde curamos nossos medos e angústias, onde deliberamos nossas dúvidas e incertezas, onde sanamos nossas dores e mazelas, onde transformamos nossos receios em motivações, onde secamos nossas lágrimas e apoiamos nossos sorrisos. Nelas não temos interesse por beleza, por silhueta, por aparências. Queremos apenas seu colo, seu afago, sua presença, seu sorriso e sua sinceridade! Porque mãe é mãe, nada mais! Seus exemplos e ensinamentos nos moldam o caráter e personalidade, seus cuidados e orientações, castigos e reprimendas nos demonstram o caminho do bem a ser seguido, suas demonstrações públicas de cuidado e afeto nos acalentam os sonhos de criança e alimentam os desejos de quando adultos tentarmos ser, quiçá, iguais. Com a oportunidade de conviver com uma mãe ao seu lado, vendo, compartilhando e dividindo o mesmo teto e as aventuras que se transformam os dias e rotinas, acabamos por entender ainda mais esses sentimentos. Entendemos a pureza, a abnegação, o desprendimento, a doçura dos atos, a força desse amor puro, sincero, franco e honesto! Simples amor de Mãe!
Presenciar a forma como são muitas ao mesmo tempo traz encantamento. Testemunhar as mais inusitadas situações juntos nos faz crescer como pessoas, sempre ao seu lado, sob seus olhares, sob suas presenças incontestes! Por esses testemunhos acumulados durante toda a vida, desde a infância até os dias de hoje, nos fica a certeza:
Sem vocês, nada somos! Sem vocês, nada seremos!
A vocês, minha reverência, com todo meu afeto, minha admiração, meu respeito e meu amor!
Feliz Dia das Mães!

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito lindo, Marcelo, sabes que sou sua fã. Adoro ler o que escreves!

Therezinha disse...

Marcelo!

Adoramos a mensagem. Obrigada. Abraços das mamães Therezinha, Vitória, Sonia e Anelise. Um abraço especial à Mamãe Sheila. Um beijinho no Davi e.....

Rose disse...

Adorei Marcelo,obrigada. Bjs para vcs.