domingo, 28 de maio de 2017

Fanatismo é ruim pra todos!

Tenho visto nos últimos tempos algumas contraposições através de discussões de cunho político via redes sociais. Se isso então isso, se aquilo então aquilo. Nada de posicionamentos firmes através do correto e certo, apenas posicionamentos firmes em defesa de um ou outro, nada mais. Me espanta esse tipo de enfrentamento. E me espanta mais ainda ver pessoas de suposto discernimento, capacidade analítica e crítica estarem afeitos a estes embates. Isso é ridículo meus caros. Enfrentamentos do tipo fulano errou mas beltrano errou também é a mais pura confissão de apoio ao que está errado. E se está errado, está errado pra todos. Adiante disso é fanatismo. E fanatismo, todos sabemos, faz mal, não traz benesses pra ninguém. Muito pelo contrário, leva ao extremismo, e este, temos visto no dia a dia que retira qualquer possibilidade de diálogo e debate de ideias.
A questão tem sido posta entre defensores do suposto socialismo que está ou estaria sendo implantado no Brasil, e os críticos dele. Nada contra defender o que se acha certo. Apenas reitero que o que deveria estar sendo defendido é o certo mesmo, e não o erro de um em detrimento do erro de outro. Isso é perder tempo com bobagem. Aqui vale o ditado: “O certo é certo mesmo que ninguém faça e o errado é errado mesmo que todo mundo faça.”
E sabemos bem que nosso sistema político como um todo é, infelizmente, uma podridão só. Se escapam raras exceções, e estas exceções não alcançam posições de lideranças porque o sistema é auto excludente. Ou joga o jogo sujo do poder ou fica de fora. Pasmem, mas é assim.
Entenda-se como jogo sujo do poder aquele que inclui os três poderes, pois nenhum se salva. E como os três, no todo, englobam algumas dezenas de milhares de indivíduos, se estabelece uma relação de “troca de favores”, onde todos vão recebendo algo em troca de um comportamento pessoal e profissional que não perturbe a locupletação geral. Triste, muito triste, mas extremamente real.
Se quisermos, podemos incluir aí um quarto poder, não instituído, porém extremamente conhecido por todos e altamente atuante, como os fatos recentes tem demonstrado, que é o ramo das lideranças empresariais. Tão despido de pudores e escrúpulos quanto os outros três. A ressalva fica por conta que há neste, até que se prove o contrário, um percentual maior de gente honesta.
Voltando aos embates ferrenhos, o que se vê são os apontamentos de um lado e de outro como forma de defesa, dando um recado do tipo: “os meus erraram, mas os teus também.” Que é isso minha gente? Perderam a noção do ridículo? Ou foi a vergonha no semblante que se esvaiu? Tá errado! Não importa quem fez!
Sou incisivo em dizer, mas já passou do aceitável o posicionamento da galera da esquerda. Estão vendo as provas, estão vendo os indivíduos serem condenados e gritando “heróis” “vítimas”, “lutaremos por vocês”. É patético vê-los assim. Dá vergonha. Caiam na real. Roubaram? Cadeia! Pra todos, não importa a tendência ou partido. Estão passando a mensagem de que roubar é bom e faz parte. É isso que desejam? É esse o ensinamento que pretendem passar para filhos, netos e demais?
Nesse ponto, aqueles apontados como sendo “de direita”, estão um pouco mais lúcidos. Não vi, até agora, nenhum defendendo A ou B. Vi todos dizendo que se roubou, cadeia. Acordem minha gente! Quem defende ladrão e corrupto só tem duas opções plausíveis: Ou é afeito à prática ou é alienado. Se bem que essa última opção anda cabendo bem para descrever uns quantos. Aí não adianta querer discutir, pois fanatismo está fora de discussão.
O único brado que deveria haver nas ruas é: TENHAM VERGONHA NA CARA, LARÁPIOS!
E cadeia pra toda essa corja de sem serventia que espolia o povo diariamente.
É isto que todos deveriam gritar. O resto serve só pra dar argumentos para ambos.
Divergir faz bem, auxilia na construção de entendimentos e fortalece os diálogos, tanto no presente quanto no futuro. Mas partir da divergência de ideias e opiniões para a agressão e xingamento é, antes de qualquer coisa, feio. Demonstra pequenez de caráter e falta de educação, pra começar. Afora que deixa claro que a intenção é apenas discutir por discutir, sem apontar rumos e possíveis soluções.
Partir para o vandalismo, o quebra-quebra, o enfrentamento físico em nome disso é a mais pura representação da burrice. Isso mesmo, burrice! Ou alguém acha que enquanto tem uns atracado no pau algum desses vagabundos dos quatro poderes está preocupado? Eles, sem exceções, estão dando um jeito de tirar proveito da situação, como sempre fazem. Procurando garantir o seu, mais nada!
Lula roubou? Cadeia! Dilma roubou? Cadeia! Temer roubou? Cadeia! Aécio roubou? Cadeia! Cunha roubou? Cadeia! Renan roubou? Cadeia! Odebrecht pagava propina? Cadeia! JBS pagava propina? Cadeia! E assim pra todos! De um lado e de outro. O raciocínio é simples. A dificuldade está na punição. A hora que houver punição, essas práticas começam e desaparecer. E quem passa a fazer parte do sistema já chega sabendo que pode ir pra cadeia caso não ande na linha. Aí podemos ter esperança em um país verdadeiramente melhor. Senão ficamos igual cachorro: Correndo atrás do rabo. Deixem a lava jato andar, deixem a zelotes, a carne fraca, e todas as que surgirão cumprirem seus propósitos. Só assim poderemos ver como ficará. Atrapalhar antes é tudo que políticos e empresários corruptos e sem vergonha querem. É necessário que quem foi e será preso fique na cadeia, deixem quem foi absolvido quieto, deixem os juízes e promotores terminarem o serviço e depois critiquem.
Boa ou ruim, nossa esperança de melhorar o país passa por esta situação. Vai ser mais doloroso pra uns, menos pra outros, mas é necessário.
Repensem as atitudes ridículas de andar defendendo estes crápulas, pedindo “fulano 2018!” Parem de dar oportunidades para esses desclassificados se intitularem “vítimas”. Isso é tudo que não são. E o tempo senhores, se encarregará de demonstrar.
Por hora, pensem em gastar energia pedindo o certo, e não este ou aquele. Deixem de ser ridículos! Peçam um país melhor, mais sério, mais idôneo. E comecem pelos seus municípios, seus vereadores, seus secretários e assessores, seus prefeitos e vices. Já será um bom começo!


0 comentários: