segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Pra quem é campo!


Imagens valem por milhares de palavras, dizem muita coisa sem necessitar letras e dimensionam diversos pensamentos com apenas uma visualização.
Vejo essa imagem como o testemunho real da continuidade. O campo pra quem é de campo. Sem estanques. Vantagem aos que nascem campo? Talvez. Há os que deixam de ser campo. Por opção, por falta de opção e por situação de vida. Há os que procuram ser campo. Há os que optam ser campo. Por vontade, por paixão, por filosofia de vida, por opção da vida e por falta de opção também. Fato, é que o campo precisa de homens. Bons homens. De maula já basta. Homens que tragam novas ideias, rejuvenesçam os métodos, aprimorem a produção. Valorizem a harmonia do campo, respeitem os biomas onde estão inseridos, retirem a produção de forma que se possa levar adiante a magnitude e o esplendor da natureza.
Poluam menos, contaminem menos, recomponham o que já se foi. Homens de fato, que se integrem à paisagem, façam parte do meio onde habitam. Continuem a amar o que fazem, tirem seu sustento com o próprio suor e saibam passar essa dádiva aos que vierem depois.
Que façam da produção agropecuária a vedete inconteste do país. Que possam mostrar seu trabalho ao resto do mundo com orgulho e satisfação, bem nos moldes atuais.
Esses, que estão por vir, por suceder a nós que aqui estamos, que venham com a sabedoria que nos falta, com o respeito que não temos praticado, com o sentimento de cooperar de verdade, com a gana de serem melhores.
Que tenhamos inúmeros pequenos abrindo porteiras, levando adiante sonhos sonhados de diversas maneiras. Em família, em grupos, em parcerias, em sociedades. Que esse sentimento de satisfação produzido pelo trabalho ao céu aberto se eternize nas mãos, nós pés e nas emoções desses pequenos, para que tenham garrão firme e tutano forte para levar o campo adiante, tendo ele como horizonte, como inspiração, como centro de vida, energia e ideal.
Que o campo os acolha, que a paz do verde os conduza, para que o sentimento de quem é campo se perpetue, assim como demonstra a imagem, através de momentos simples e singelos, eternizados pela delicadeza e olhar perspicaz de quem conhece e sabe o que faz!

0 comentários: