quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mude-se

Mudanças são sempre necessárias. Mudar rotinas, hábitos, crenças. Mudar a cor de uma parede, o quadro de lugar, o som do carro de todas as manhãs. Mudar o prato do dia, o restaurante de domingo, mudar o paladar. Gostar de coisas novas, fazer coisas novas, conhecer gente nova. Mudar o jeito de se relacionar. Mudar o valor que se dá a uma relação.

Mudar a cor do sapato, o estilo de blusa, dar um tempo para a estampa predileta, para o caminho preferido. Dar-se tempo. Mudar o rumo. Escolher um novo caminho para chegar ao mesmo lugar ou mudar o olhar. Perceber o diferente no mesmo, perceber que o mesmo pode sempre traz algo de novo. Mudar o ângulo. Mudar de foco. Surpreender(se).

Hoje mudei o corte de cabelo, e percebi o quanto toda e qualquer mudança significa um ato de coragem. Coragem de sair do mesmo, driblar o monótono, libertar-se da zona de conforto. Mudar exige tomada de atitude. É verbo no imperativo. É primeira pessoa. Ir além de onde fomos até então.

Ultrapassar a linha limítrofe. Esquecer deadlines. Mudar exige libertação. Encarar o medo, a insegurança de aquilo que pode ser, sem sabermos se, de fato, será. Mudar é ir além das hipóteses, além do que se imagina, é agir. Mudar é desafiar a si mesmo, ao que sempre foi, ao que sempre fui.

Por isso mudar pode fazer da gente muito melhor do que já somos e do que poderíamos ser, se permanecêssemos tão iguais. Mudar é nos darmos a chance de escolher. Livre arbítrio para o ser, quando se quer ser melhor. Mudar o jeito de olhar para os dias, para os outros, para si mesmo. Mudar uma mania, trocar de canal, experimentar.

Permitir-se sentir algo diferente pode depender de uma simples mudança de prioridades, ou de atitudes. Gostar de um outro jeito, demonstrar sentimentos de outra forma, amar de outra maneira, sem deixar de amar. Aliás, amar é em si, mudança. É mudar a alma de casa, já dizia o poeta.

Mudar pode trazer arrependimento, é verdade. E cabelo cresce. Ainda assim, mude-se. Mudar é risco, mas arriscar-se é, por si só, superação.

(tardo mas não falho ehehe)

bjs!

5 comentários:

Ana Paula Tormen da Costa disse...

Lidy!
Tuas palavras sempre são lindas de se ler! Amei!!! Por isso, tomei a liberdade de colocar este teu texto no meu orkut. Espero que não se importe...e dá uma olhadinha lá..Beijão minha flor!

Marcelo disse...

Mudar é recomeçar, continuar e reordenar! Mudar é vender, mesmo que por instantes!
Mudamos, porque quando mudamos, o mundo muda conosco!
Parabéns querida!
Sempre!
Beijos!

Scheila disse...

Lindo o texto, Lidy!

(Acho que estou precisando RASPAR O CABELO!!!!rsrsrs)

beijo

Marina Mara disse...

Oi Lidy!
Que belo texto! Adorei e partilho da mesma opinião...mudar sempre!
E por falar em cabelo...

Cabelos

Cabelos são pelos
Apelos estéticos
Frenéticos ao vento
Invento de moda kitch
Fetiche que realiza
Se alisa desde a raiz
Que infeliz por negada
É pintada de querubim
Se o pixaim quer pente
A mente não se assume
E se resume em chapa-quente
Fritando nossa negritude.

Marina Mara

Beijoooooooo!

Clarissa disse...

mas eu ainda não me acostumei a ver os teus lindos bebelos compridos...mas eles crescem...e tu é linda de qualquer jeito. amo tu